Por onde começar...

... Se calhar o melhor é começar pelo início mas, se não se importarem, saltava aquela parte que me possibilitou estar aqui hoje a falar convosco... aqueles que estiverem curiosos sobre esse aspecto podem sempre consultar livros da especialidade, até porque não me parece que os meus pais me autorizem a falar sobre esse assunto.
No dia 6 de Janeiro fiz a minha 3ª ecografia (que na verdade foi a quarta, porque naquela que foi mesmo a primeira eu ainda não estava onde devia, por isso acho que não conta). Estou agora com 31 semanas e 2 dias. O médico diz que peso cerca de 1579 gr. (deixem lá, eu também não percebi por que é que ele disse "cerca" quando depois dá um número tão preciso, coisas de médicos). Perdoem-me, mas esqueci-me de referir que sou do sexo masculino. Por motivos que também não estou autorizado a falar, o médico descobriu esse facto com bastante facilidade. Nesta última ecografia o médico (muito simpático, mas que não parava de se meter comigo) disse algo que me deixou algo precoupado!!! Parece que ainda estou a ouvir as suas palavras: "Olhem ali as bochechinhas do vosso bebé!!!". Não sei se já se aperceberam da dimensão deste afirmação!?!? Estou mesmo a ver... as avós, as tias, as amigas, as fãs... todas a tentar puxar por elas e a dizerem: "Ai, tão fofinho!". É por estas e por outras que acho que devíamos nascer já a falar e a andar (ou a correr)!
Se estiveram atentos até agora, já devem ter percebido que eu ainda não nasci. Dizem que o acontecimento terá lugar por volta do dia 12 de Março, pelo que esta não é ainda uma apresentação mas uma pré-apresentação.
O meu nome é Martim, pelo menos é assim que os meus pais me chamam! Não fui perdido nem achado na escolha do nome, mas acho que não está mal! Sou um pouco inquieto, mexo-me muito e ouço tudo o que se passa à minha volta! Estou curioso por vos conhecer a todos e em associar as vozes que ouço às caras! Por isso, se vocês estão impacientes imaginem como é que eu me sinto. Não percebo bem por que razão, mas passei de uma vivenda com vistas de 180º (cheia de espaço para me movimentar) para um T5, depois para um T4, mais tarde para um T3, posteriormente para um T2 e, mais recentemente, para um T1 onde já quase não me consigo mexer... e quando o faço a minha mãe diz logo: "Ai...Martim!". Há algo que me diz que esta situação, considerando a tendência, ainda vai piorar !!!
Como eu ainda não posso sair, resolvi criar este espaço e assim posso receber visitas dos meus pais, avós, bisavós, tios, primos, padrinho e madrinha, amigas e amigos... e receber os seus comentários. As portas estão sempre abertas. Visitem-me quando quiserem. Explorem o blog e quem sabe numa próxima vez que me visitarem possam encontrar novidades.
Este post já vai longo... Acho que me entusiasmei um pouco... Tentarei no próximo ser mais breve. Há algo que me diz que escrever muito é hereditário!!!
Beijinhos e abraços,

17 comentários:

  Anónimo

11 de janeiro de 2009 às 21:28

Olá fofinho!
Pelo que pude reparar tens o dom da escrita como a mamã e o sentido de humor como o papá! A nossa família vai ser, sem dúvida nenhuma, uma grande animação!!!
Queria aproveitar este espaço para te pedir que movimentes os pézinhos e o "rabiote"com menos agitação e força...Às vezes é ver a minha barriguinha aos saltos de um lado para o outro...Gosto muito de te sentir, mas sê mais meiguinho para a mamã!!! Aproveito, ainda, para te pedir que vejas a luz do dia nos meus braços no momento certinho...lá para o dia 12 de Março! É que eu ainda não tenho nem a minha mala nem a tua completamente prontas para levar para o hospital. E o teu quartinho ainda não está em condições para te receber (prometo ser breve). Portanto, nada de pressas e surpresas que alterem o meu ritmo cardíaco!!!
Bem, para não te maçar muito mais vou terminar este meu primeiro comentário e vou ali para o sofá descansar um bocadinho porque nunca se sabe se me vais deixar dormir esta noite.
Beijinhos da mamã que te ama muito e que está ansiosa por te ter nos braços e sentir o teu cheirinho. Porta-te bem! :0)

  Anónimo

11 de janeiro de 2009 às 22:08

Olá meu bebé!!!
Li com toda atenção, tudo o que escreveste e vê-se bem a quem sais!

Estes meses passaram a correr, nem posso acreditar que faltam apenas dois mesinhos para te ter entre nós, para te segurar, para te acarinhar. Não imaginas o quanto eu sonhei contigo,o quanto te desejei e desejo!

Bem sei, que estamos um pouco atrasados com a arrumação do teu quarto, mas não te preocupes, tudo se resolve!

Eu sei que estás bem aí, que estás confortável e quentinho mas quando chegar a hora de saires não tenhas medo que eu estarei cá fora à tua espera e cuidarei ti!

Beijo do tamanho do mundo para ti, espero com ansiedade pegar em ti e te abraçar!Amo-te muito!

  Anónimo

12 de janeiro de 2009 às 09:39

Olá Martim!!!! por agora não posso estar aqui a falar muito contigo. vim cá a correr pedir permissão para ser tua tia....para te convencer a seres meu sobrinho, já comecei um mini enxoval para ti, mas ainda lhe falta muito para estar pronto. como vês anda muita gente a pensar em ti ao longo deste tempo em que estás aí no saquinho a crescer! quando cá chegares vais ter o carinho de muita muita gente......serás um menino sortudo!!!

  Anónimo

12 de janeiro de 2009 às 09:43

Olá Martim :o)

É com alguma ansiedade que te esperamos conhecer... Prepara-te! Vais conhecer alguns grupos de amigos dos papás que te vão querer acarinhar a toda a hora, mas não te preocupes! Saberemos respeitar as "perrices", a hora de dormir, de comer e de brincar.
Tanto a mamã como o papá têm muitos amigos, uns mais presentes do que outros, é verdade, mas que gostam muito deles independentemente da distância que às vezes pauta a relação. No entanto, é no coração e na nossa lembrança que vos temos sempre presentes, e é onde tu irás estar sempre nas nossas vidas... :o)

Por agora... fica um até já! Cá estaremos em Março para te conhecer!

Beijinho muito grande dos amigos

Joana & Henrique

  Anónimo

12 de janeiro de 2009 às 10:03

Hei Martim! :)
Sê bem-vindo ao universo virtual e recebe desde já um beijinho grande. Apesar de ainda não nos conhecermos pessoalmente (por motivos óbvios) já muitos de nós te vimos em fotos ou estampado no rosto do teu papá, que anda aí a distribuir boa-disposição desde que te descobriu.

Como o saber não ocupa lugar e porque os teus papás também gostarão de saber, os meninos e meninas que, como tu, estão na barriga da mãe, começam a ouvir e a perceber os sons desde as 20 semanas. Diz o Musicoterapeuta Fernando de Oliveira Pereira que o feto já consegue ouvir e memorizar sons e sensações.
É através do som que o feto descobre e se acostuma com o ambiente onde vai viver. Dentro do útero materno, ele escuta o batimento cardíaco da mãe, os movimentos, a digestão, a circulação e até alguns sons externos. Porém, de acordo com o Musicoterapeuta, o som que mais se destaca de todos os outros é a voz humana – principalmente a materna.
Ao nascer, a criança já conhece a mãe pela voz. Oliveira explica que, após nascer, quando o bebé chora muito, é porque está vivendo um momento nunca antes experimentado. Ao ouvir a voz da mamã, tudo ficará menos agressivo. Por isso - mamã - estamos em boa altura para cantar canções de embalar. Por exemplo, quando o Martim estiver mais agitado, quando der mais pontapés, cantar-lhe uma música de embalar é uma boa aposta para que ele comece a associar a voz e a cantiga a momentos de tranquilidade e relaxamento, para que essa cantiga possa, no futuro, sem um precioso aliado nas horas de maior agitação (as primeiras noites mal dormidas, as primeiras dorzitas, os primeiros aborrecimentos...).
O teu papá - que tão amigo é de computadores (se não sabias posso ser já o primeiro a contar-te; consta-se até que ele é rapaz para saber fazer downloads) - não se esqueça de dar-te muitas músicas para ouvir. A polémica está instalada "música clássica ou não", mas que as músicas serenas são benéficas ao filho e à mãe é consensual.
... Mas se isto dos sons pode ser questionável (têm ou não percepção dos sons na barriga da mãe), uma coisa já sabemos: que vocês, os pequenitos, antes de nascerem podem até não conseguir ouvir, mas sentem perfeitamente o amor dos pais. Assim sendo, nasce com calma e feliz. Olha que há muitos meninos que dariam vários centímetros do cordão umbilical para ter papás como os teus! ;-)

P. Mateiro

  marise costa

12 de janeiro de 2009 às 19:14

Oi martim,tudo bem? daqui fala Marise uma amiga da tua mãe, vou-me apresentar:Sou mãe da Rafaela que foi uma antiga aluna da tua mãe que por sinal é uma ótima professora.Você é muito sortudo porque como uma ótima professora imagino que será uma otima Mãe, não sei se você está notando, mas eu escrevo e falo português do Brasil, normalmente todas as crianças quando me ouvem falar pensam que sou francesa, então como você vai ser muito esperto já vai saber que sou brasileira, quero deixar um grande beijinho, adoro bebê e já tenho um carinho muito grande por ti, sou muito divertida, espero ter oportunidade de brincar muito contigo...ME AGUARDE!!!Porque vou aparecer...Um xi coração(Isso quer dizer:Um abraço apertado)

  Anónimo

13 de janeiro de 2009 às 00:32

Só faltava mesmo o comentário da tua linda e querida Madrinha!:)
Já sabes... quando os Pais chatearem muito, é comigo que vens ter; se quiseres ir para a night, é comigo que vens ter; se precisares de dicas sobre miúdas, é comigo que vens ter; se precisares de explicações de porque desde há uns anos para cá te ofereço tantas coisas com joaninhas... é com a tua Mãe que tens que te entender!! Der por onde der, vais ter que dar uso a tudo!
Beijos enormes para o meu primeiro Afilhado:)

Piques :D

  Anónimo

17 de janeiro de 2009 às 23:16

Boa noite, doce Martim!

Soube que estavas a chegar hà pouco tempo,soube-o no Natal de 2008 e nem sabes que alegria me deu esta notícia!
A princípio fiquei confusa, será que já tinhas nascido ou ainda estavas por nascer?!
Soube que ainda estavas na barriga da tua mamã através do teu papá, porque apesar de ser amiga da família,estou distante fisicamente, mas presente no coração.
Sou desde há anos, talvez desde 1993,uma amiga do teu papá. Mais tarde descobri que seria para sempre sua mana de coração, porque desejei e desejo o melhor para ele, uma vez que é uma pessoa linda, que merece ser muito feliz!
Também nos chamamos mutuamente como "porto de abrigo", porque eu acho que o teu papá tem uma personalidade humana muito profunda, digna de confiança.
Eu, apesar de longe, fiquei muito feliz por saber que a família a que pertences iria tornar-se mais rica, pois tu, como fruto desejado de um casal feliz, estavas a crescer e sei que serás muito amado, forte e muito feliz!
Sabes, gostaria que conhecesses a minha voz, gostava de fazer agora uma festa na barriga da tua mamã, mas não sendo possível, deixo essa tarefa a quem está mais pertinho de ti.
Mas neste primeiro momento, gostaria de te dizer que serás o meu sobrinho do coração!
Eu irei acompanhar-te, mas não estou sozinha, perto de mim está outro teu amigo, o seu nome é Nuno e para ti será o Nuno Yes!Porque eu sou a Carla Yes!
Já sei, queres saber porque é que eu sou Yes! É uma história bonita, sou assim chamada porque numa etapa de desenvolvimento da minha persoanlidade, partilhei momentos muito positivos com outros jovens, que me permitiram descobrir quem sou e expressar-me como sou: alegre, expressiva, "de bem com a vida" e que fazia em certos momentos, um movimento concreto de explosão de alegria acompanhado da expressão YES! O teu papá ou eu mesma, um dia mostramos-te como era!
A partir desta etapa da minha vida, para alguns amigos, fiquei conhecida como Carla Yes!
Mas como te estava a dizer, eu e o tio Nuno Yes! vamos ser para ti, se nos quiseres aceitar como tal, dois amigos de coração aberto para te acompanhar no teu crescimento, pois já gostamos de ti.

Com um beijo de muito carinho, para ti e uma festinha na barriguinha da mamã, unidos em pensamento.

Para os papás, desejo serenidade e felicidade, para esperarem a hora de receberem o fruto do vosso amor!
Beijos!

Carla e Nuno, YES! :)

  Anónimo

17 de janeiro de 2009 às 23:17

Boa noite, doce Martim!

Soube que estavas a chegar hà pouco tempo,soube-o no Natal de 2008 e nem sabes que alegria me deu esta notícia!
A princípio fiquei confusa, será que já tinhas nascido ou ainda estavas por nascer?!
Soube que ainda estavas na barriga da tua mamã através do teu papá, porque apesar de ser amiga da família,estou distante fisicamente, mas presente no coração.
Sou desde há anos, talvez desde 1993,uma amiga do teu papá. Mais tarde descobri que seria para sempre sua mana de coração, porque desejei e desejo o melhor para ele, uma vez que é uma pessoa linda, que merece ser muito feliz!
Também nos chamamos mutuamente como "porto de abrigo", porque eu acho que o teu papá tem uma personalidade humana muito profunda, digna de confiança.
Eu, apesar de longe, fiquei muito feliz por saber que a família a que pertences iria tornar-se mais rica, pois tu, como fruto desejado de um casal feliz, estavas a crescer e sei que serás muito amado, forte e muito feliz!
Sabes, gostaria que conhecesses a minha voz, gostava de fazer agora uma festa na barriga da tua mamã, mas não sendo possível, deixo essa tarefa a quem está mais pertinho de ti.
Mas neste primeiro momento, gostaria de te dizer que serás o meu sobrinho do coração!
Eu irei acompanhar-te, mas não estou sozinha, perto de mim está outro teu amigo, o seu nome é Nuno e para ti será o Nuno Yes!Porque eu sou a Carla Yes!
Já sei, queres saber porque é que eu sou Yes! É uma história bonita, sou assim chamada porque numa etapa de desenvolvimento da minha persoanlidade, partilhei momentos muito positivos com outros jovens, que me permitiram descobrir quem sou e expressar-me como sou: alegre, expressiva, "de bem com a vida" e que fazia em certos momentos, um movimento concreto de explosão de alegria acompanhado da expressão YES! O teu papá ou eu mesma, um dia mostramos-te como era!
A partir desta etapa da minha vida, para alguns amigos, fiquei conhecida como Carla Yes!
Mas como te estava a dizer, eu e o tio Nuno Yes! vamos ser para ti, se nos quiseres aceitar como tal, dois amigos de coração aberto para te acompanhar no teu crescimento, pois já gostamos de ti.

Com um beijo de muito carinho, para ti e uma festinha na barriguinha da mamã, unidos em pensamento.

Para os papás, desejo serenidade e felicidade, para esperarem a hora de receberem o fruto do vosso amor!
Beijos!

Carla e Nuno, YES! :)

  Anónimo

19 de janeiro de 2009 às 20:43

ola martim!!!!!!!!!!!!!!!
tens 1 pai 5 estrelas q me "puxou" mtas vezes as orelhas.
O nandinho e fixe......
bjs

  Copi

20 de janeiro de 2009 às 17:20

olá Martim!!!

Primeiro de tudo quero-te dizer que quando nasceres vais ser maior do que o teu pai ( o que não é difícil né?)pois ele é muito pequenino. Eu só conheço um Martim na vida e devo-te dizer que é casado como uma mulher muito jeitosa por isso tem esperança !!!!
Agora isto de ter um blog, escrever sem se ter nascido é que não está com nada! eu nem quero imaginar como fazes para escrever nem por onde te fazem chegar o teclado mas enfim... lol
Eu sei que o que deves estar a pensar mas desde já te aviso que é mesmo verdade!!! eu sou louco!!!
Ah! vai estudando, já que já és tão prendado, pois quando eu te vir vais ter que me responder quantos são 7x7...
Um grande aperto de mão, que Deus te dê a graça de seres forte como os teus pais e a graça de seres benfiquista!!!!!

Sim...
è o copi!!!!

  Anónimo

26 de janeiro de 2009 às 20:15

Olá meu fofinho!!!
Nos últimos dias tens andado muito agitado... O que se passa?

Olha, a mamã e o papá já prepararam o teu saquinho. Tens lá tudo aquilo que nos disseram que ias precisar para os primeiros dias. Deu muito trabalho, mas finalmente está pronto para sair de casa a qualquer momento!!!

Quanto ao teu quartinho, ainda não está conforme nós gostaríamos.

Fomos saber quanto custam as tintas de que necessitamos para começarmos a fazer as pinturas nas paredes. Não são muito caras e, em princípio, arregaçaremos as mangas para começarmos a pintar já na próxima semana.

Quanto à tua mobília, a avó Minda e o avô Beto quiseram presentear-te e já deram aos papás o dinheiro para a comprarmos. Não ficámos de braços cruzados e já está tudo escolhido e encomendado! Se não se registarem atrasos, a tua mobília chegará no dia 28 de Fevereiro (Sim, nós sabemos que é em cima da hora!!! Mas como será tudo personalizado e fabricado em Espanha leva um mês e meio a chegar...).

Também já comprámos os teus cortinados. Segundo o tio Alex, são bem giros (e olha que ele é o sr. estilista e, portanto, sabe do que fala). Como é que eles são??? Isso é surpresa, Martim!!! Mas será que vais nascer com o mesmo vício do papá?!?!? "Mau mau Maria"... Estou a ver que tenho de vos educar!!! Mas disso trato depois...
Bem, os cortinados estão comprados, mas ainda temos de pedir ajuda à avó Gina para fazer as bainhas...

A roupinha que as amigas e os amigos da mamã e do papá te ofereceram já está lavadinha e arrumada... Está pronta para tu a usares e começares a arrasar coraçõezinhos!!! :0)

Na próxima quinta-feira vou ver-te através de um monitor. Vê lá se não te esqueces de me acenar e mandar um beijinho!!!

Bem, o que te apetece para o jantar??? Pode ser ervilhas com ovos escalfados? Muito bem... Vou então fazer a janta!

Muitos beijinhos da tua mamã que te adora muito!

P.s.> Porta-te bem.

  Unknown

31 de janeiro de 2009 às 22:39

Olá Martin!!!!!!
Olha eu sou muito tua amiga, vem de mansinho visitar-me para veres o sol que te faz crescer e o teu anjinho da guarda que te quer conhecer para te proteger e te ensinar a conhecer o Teu amiguinho Jesus.
Beijinhos para ti e para os teus pais.

Caridade Martins de Oliveira

  Joana Simões

2 de fevereiro de 2009 às 22:41

Olá Martim!
Tenho muita curiosidade em te conhecer e uma certeza eu tenho ainda não ouviste a minha voz, mas seria bom sinal já a tivesses ouvido, era sinal que eu já tinha matado saudades da tua mamã, que por sinal é uma priminha muito querida e especial. Foi o teu tio Hugo que me disse que estavas para chegar =)
Portanto, quando estiveres para chegar, conhecerás uma prima muito curiosa. Vou confidenciar-te uma coisa, já que a tua mamão não vai ler... A tua mamã é uma desnaturada, que disse que me vinha visitar e não veio =P mas em contrapartida, é muito querida e simpática, pelo que tens muita sorte em tê-la como mãe. Quanto ao teu papá, só te posso dizer que é muito simpático, visto que não o conheço muito bem!! De qualquer maneira, se saires à familia vais ser muito forte, brincalhão e divertido!!! =)

Espero ver-te em breve, manda beijinhos aos teu papás!

beijinhos*

  Anónimo

7 de fevereiro de 2009 às 10:42

Bom dia Martim!

Ontem recebemos a visita de uns senhores na nossa casinha. Sabes o que vieram fazer? Pois... Contra todas as expectativas (e ainda bem que assim foi) vieram trazer a tua mobília. É linda, linda, linda... Vês?!?!? Agora já só falta pintar as paredes, limpar tudo e arrumar as tuas coisinhas.

Mas agora a mamã vai ter mais tempo para fazer tudo isso...
É que ontem a Sra. Dra. que tem acompanhado a mamã (desde que tu nos disseste "Olá! Estou aqui!") entregou-me um papelinho que resumidamente dizia que a mamã a partir daquele dia tem de ficar em casa a descansar e que só se pode ausentar do domicílio para ir às consultas.

Pois é!

Vais deixar de andar de rabiosque tremido logo de manhã...

Vais deixar de ouvir os meninos a gritar nos recreios...

Vais deixar de ouvir a mamã ralhar com os meninos para eles comerem e não brincarem na cantina...

Vais deixar de ouvir e sentir a Catarina (amiga da mamã) durante as horas em que descansávamos, durante os recreios e durante as permanências...

Vais deixar de ouvir a Paulinha e os meninos da Paulinha...

Vais deixar de ouvir a Rita e os meninos da Rita (diz lá se não te derreteste com os miminhos que a Beatriz te deu?!?)...

Vais sentir a falta dos "bons dias" e dos miminhos da Dalena (Madalena), da Paulinha da Susaninha e da Teresinha...

Vais deixar de ouvir as restantes colegas da mamã (professoras e educadoras)...

E as vozes de todas as funcionárias que todos os santos dias de manhã, à tarde ou ao final do dia diziam: "Já pesa, professora...!"...

Vais deixar de ouvir as piadas da Sofia com o belo sotaque do norte...

Vais deixar de ouvir a mamã reinar por causa de todos aqueles que gostam muito de se coçar e que trabalhar não é com eles (o que vai ser daquela escola sem o meu sentido de humor???)...

Enfim...

Será que vais sentir falta de toda aquela agitação???

Espero bem que a partir de agora possas descansar e sossegar um bocadinho!

Bem, vou ver se falo com o dorminhoco do teu papá para combinarmos o plano de tarefas para hoje.

Muitos beijinhos da mamã que te adora.

P.S.» Porta-te bem!

  Raquel

7 de fevereiro de 2009 às 16:19

Olá Martim... sou eu... a tua tia moura :) :) :)
Estás bem? Quase pronto para vires conhecer este mundo maravilhoso, que ficará melhor com a tua chegada?
Espero que sim, e espero que estejas pronto para "aturar" os teus papás malucos :P e que andam muito babados contigo :)Gostaria de ter ido visitar-te mais vezes, e sentir os teus pontapés na barriga da tua mummy que já conheço, vai fazer 11 anitos!!! Mas o tempo passa num instante e não tem dado para ir ao norte ver-vos! No entanto, aguarda a minha visita para daqui a uns tempos próximos :)
Beijos grandes, porta-te bem e aproveita estes últimos dias no quentinho e no conforto do T1 da tua mummy :)

  Anónimo

20 de fevereiro de 2009 às 16:13

Olá meu bebé!

Ontem estivemos 1h45min. para fazermos uma ecografia. Eu sei... foi uma seca e tu já estavas a desesperar!!! A Dra. até disse: "Bolas!!! Há muito tempo que não via um bebé tão agitado!!!". Mas a mamã defendeu-te e disse: "Pudera... Esteve tanto tempo à espera e pouco confortável...!!!".
Mas valeu a pena o tempo de espera. A Dra. ofereceu 3 fotos em 3D e eu adorei ver essas tuas bochechinhas... És tão fofinho!!!

Enviei as tuas fotos à nossa família e a muitos(as) dos(as) nossos(as) amigos(as). Elas, principalmente, ficaram umas tolas!!! :0)

A avó Minda e o avô Beto ficaram babadões... Mas o mais babadão foi o papá!!!

Algumas das tuas milhentas tias (Marina; Mila; Tânia; Mónica; Suéli; São) já comentaram: "Cá te esperamos!"; "Que lindo!"; "Fiquei emocionada!"; "O meu sobrinho do norte é mesmo giro!"... Enfim... Estás feito!!!!!!!!

Neste sábado eu e o papá finalizaremos o trabalho de pintura no teu quarto. Depois colocaremos os cortinados e limparemos tudo para a tua chegada. Está quase!!!

Atenção!!! Estamos com 37 semaninhas+1 dia e, segundo a enfermeira Fernanda (formadora da preparação para o parto), tu só tens ordem para nascer a partir do início de Março! É que eu e o papá ainda temos 2 filmes para ver, umas tantas aulas práticas para fazer, uma aula com a fisioterapeuta para assistir, uma aula para colocar em prática as técnicas para te darmos banhinho e umas tantas aulas de dança do ventre nas quais teremos de participar. Portanto, vê se esperas mais 2 semanitas!!! Os papás agradecem! :0)

Muitos beijinhos nas bochechinhas do meu bebé lindo!

P.S.» Vê se te portas bem e se és mais meiguinho quando chutas a bola!!! :0)